Sustentabilidade Ambiental

A sustentabilidade e a preocupação ambiental em relação à preservação, ao uso adequado dos recursos naturais e com a qualidade da fruta são temas primordiais para os produtores agrícolas. Assim, os reais e potenciais países exportadores de maçãs precisam, rigorosamente, respeitar a implementação de normas e critérios de qualidade. É necessário, portanto, uma habilitação do setor para enfrentar os desafios tidos pela profunda mudança no perfil do mercado nacional e internacional de maçãs.

Política Ambiental

Produzir e processar maçãs dentro dos padrões legais estabelecidos, utilizando técnicas ambientalmente sustentáveis, visando à preservação e a melhoria do meio ambiente, por meio do cumprimento da legislação e demais normas ambientais vigentes.

A Pomi Frutas conta com um Sistema de Gestão Integrado (SGI) baseado na NBR ISO 22000 – Sistemas de Gestão da Segurança de Alimentos – e no Sistema de Boas Práticas Agrícolas – Globalgap – no qual a companhia é certificada.

Meio Ambiente

Assegurar uma produção agrícola e um processo industrial sustentável, minimizando e mitigando os impactos ao meio ambiente.

_______________

  • Identificar o impacto da atividade econômica da Empresa no ambiente, bem como medidas para sua mitigação;
  • Manter e melhorar as Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal com a mínima interferência humana;
  • Planejar e programar ações de melhoria e manutenção para a fauna, flora e recursos hídricos;
  • Utilizar técnicas de cultivo e processamento ambientalmente corretas;
  • Evitar o uso indiscriminado de recursos não renováveis, bem como minimizar a utilização de insumos nocivos ao meio ambiente e primar pela adoção de técnicas visando a eficiência energética;
  • Adequação contínua ao surgimento de novas diretrizes ambientais;
  • Disposição correta dos resíduos gerados nos processos agrícola e fabril;
  • Proibir a prática de caça e pesca, com o objetivo de manter e permitir que as espécies existentes se reproduzam naturalmente

Efeitos relevantes da regulação estatal nas atividades

a) necessidade de autorizações governamentais para o exercício das atividades e histórico de relação com a administração pública para obtenção de tais autorizações

A Companhia necessita das seguintes autorizações governamentais para exercer suas atividades:

  • Licença de Operação (alvarás);
  • Licença Ambiental de Operação (FATMA);
  • Cadastro Técnico Federal do IBAMA; e
  • Certificado da Polícia Federal para as unidades que utilizam produtos controlados por esta entidade (amônia anidra).

Não há historicamente dificuldades relevantes para obtenção de tais autorizações.

b) política ambiental do emissor e custos incorridos para o cumprimento da regulação ambiental e, se for o caso, de outras práticas ambientais, inclusive a adesão a padrões internacionais de proteção ambiental

A Companhia preocupa-se com a sustentabilidade de seus negócios, aplicando em suas atividades, além das normas ambientais nacionais e internacionais, um rigoroso respeito à sociedade e ao meio ambiente.

As atividades estão regulares, com a emissão da respectiva Licença Ambiental de Operação (LAO) expedida pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA), necessária para as operações de produção exigidas pela legislação brasileira.

Desde 2003, a Companhia se preocupa com a segurança dos processos de forma que os mesmos garantam a qualidade dos produtos produzidos, possuindo o certificado GOOD AGRICULTURAL PRATICES, emitido pela GLOBAL GAP.