Características do Processo de Distribuição

A maçã será embalada em diversas formas como caixas de 9 kg, plaform (open top), sacolas de 1kg ou 1,5kg e, a maioria, em caixas de 18kg, todas em papelão. Além da exportação, a Companhia procura manter em suas câmaras frias um estoque para abastecer o mercado interno durante os 12 meses do ano.

A entrega no mercado interno é realizada para as grandes redes de supermercado e atacadistas, com cargas paletizada, em sua maioria, onde se opta pelo carregamento em transporte refrigerado, mantendo assim um período mais longo de durabilidade para a maçã e chegando sempre com qualidade ao cliente final.

A Distribuição é realizada por empresas logísticas não relacionadas à Companhia.

Característica dos mercados de atuação, em especial:

1.Participação em cada um dos mercados

Companhia possui um “Market Share” de 4% (quatro por cento) no Brasil.

2. Condições de competição nos mercados.

A competição no mercado é caracterizada na relação produção nacional X consumo nacional. A Companhia compete em condição de vantagem em relação à maioria dos produtores nacionais, de pequeno porte, por contar com capacidade de armazenamento, o que permite a venda de frutos após o período de colheita, e dentro do segundo semestre que tem historicamente preços mais elevados em relação ao primeiro.

Eventual sazonalidade

A avaliação econômico-financeira de qualquer empresa produtora de maçãs deve ser realizada com bastante critério, pois a geração de resultado e caixa não é regular e homogênea. É fundamental este bom entendimento, pois qualquer análise pode ficar comprometida se não considerar este fato.

Cada semestre possui sua peculiaridade e não se pode esperar um comportamento linear dos valores de venda e geração de resultado, pois as características de cada período são bastante distintas. O primeiro semestre é voltado principalmente ao armazenamento das frutas de longa duração e venda de frutas industriais e frutas de curta armazenagem. Adicionalmente monitoramos o mercado externo, sendo que o volume (toneladas) a ser exportado depende dos preços Inter mercados, bem como da taxa cambial no momento específico do negócio. O segundo semestre é dedicado ao mercado interno.